Uma bibliotecária dedicada ao esporte

Texto: Paulo Sérgio Serra Teixeira e Lucas Favoretto
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br
lfavoretto@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br

Ana Maria Rodrigues Carvas da Costa Monteiro, ou Ana da biblioteca, descobriu sua paixão por pesquisas e livros ainda na época de colégio durante a realização dos inúmeros trabalhos exigidos por seus professores. Ana também já era aficionada por esportes, como esgrima.

Assim quando chegou à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em 1987 uniu suas duas paixões. Nessa época a biblioteca da SEME tinha apenas 30m², três funcionários e um acervo que se limitava a duas mesas e uma estante com livros de regras e Diários Oficiais da Cidade.

Mas mesmo se vendo sozinha depois que seus colegas se aposentaram, ela não desistiu de tornar a biblioteca em algo melhor. Ana foi recolhendo novas peças e fazendo parcerias. Hoje a biblioteca é conhecida também como CEDOC, ou seja, Centro de Documentação e Biblioteca, tendo uma área de 110m² com cerca de 120 mil peças como livros, Diários Oficiais, CDs, DVDs e diversos materiais digitais.

O CEDOC também possui uma revista própria, publicações digitais e clipping, além de realizar o Encontro a Gestão da Informação e Conhecimento e a Feira de Livros que acontecerão no primeiro semestre de 2012. Hoje a biblioteca atende a cerca de 480 empréstimos por ano, além de possuir cerca de 1200 visitas mensais ao seu site.

Ana ressalta a importância de uma boa equipe, que hoje chegou a sete funcionários, e também de uma boa relação com outros setores da Secretaria de Esportes. Ela dedica oito horas por dia ao seu trabalho na biblioteca e ainda consegue tempo para praticar corridas e andar de bicicleta pelas ruas dos Jardins, bairro onde mora.